a) Abra um site de busca de sua preferência e faça uma pesquisa sobre experiências de HQ, Charges, Tirinhas ou Cartuns em sala de aula. Selecione aquela que você considerou mais interessante.
b) Abra o seu blog, crie um NOVA POSTAGEM com o título "Explorando outros gêneros" relate de forma suscita e objetiva a experiência pesquisada. Não esqueça de publicar o seu Post.
ATIVIDADE 2 - Construindo e Re(construindo) conceitos
Clique aqui para fazer a leitura
b) A partir da leitura do texto "As mídias na educação", das experiências vivenciadas durante o curso, em especial no o último presencial:
Entre no link abaixo e socialize com os colegas as seguintes questões:
O que você entende por mídias e tecnologias? Há alguma diferença entre elas? Se há, quais são?
Além do livro didático, quais são as mídias que dispõe a sua escola? Qual delas você mais utiliza?
Você conhece outras experiências com outras mídias na escola? (rádio, jornal, fotografia), etc?
Você já havia trabalhado com HQ (história em quadrinhos) em sala de aula? Se trabalhou, que procedimentos metodológicos e recursos(tecnologias) utilizou?
ATIVIDADE 3 - DIÁRIO DE BORDO DO CURSO
Abra o seu blog, crie uma NOVA POSTAGEM com o título “Diário de Bordo do curso"
Retome os diários de borbo que você elaborou ao longo do curso para facilitar o seu trabalho.
- Registre em seu diário as atividades desenvolvidas, as suas dúvidas, certezas, percepções quanto ao seu trabalho, ao trabalho da professora, idéias, sentimentos, aprendizagens, etc.
- Faça um balanço sobre o que você aprendeu e relacione com os seus conhecimentos prévios no início do curso.
31 comentários:
Atividade 2 do módulo 5
As mídias trata da produção de conteúdos, significa a produção de muitos para muitos e por tecnologias, entende-se o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. As mídias se diferem da tecnologia, pois mídias são sistemas online projetados para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos e tecnologia são as técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou ao menos facilitar a solução dos mesmos.
Em nossa unidade escolar além do livro didático, existe outras mídias utilizadas. A que mais utilizo é o Jornal Estudantil. No decorrer de meu trabalho pedagógico até o presente momento já havia trabalho com HQ em sala de aula. Para tanto, utilizava pouquíssimos recursos tecnológicos, pois o que usava eram apenas: o papel, lápis, etc. Agora através do curso “Dinamizando com competência”, abriu-se um leque imenso para melhor utilização desses recursos.
Conforme nos ensina os dicionários, mídias são todos os meios de comunicação utilizados, quanto que tecnologias são as técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para realizar alguma atividades, seja ela de comunicação ou produção.
Minha escola possui uma variedade de mídias, computador, vídeo, retroprojetor, epscopio, rádio escola, som, máquina digital, filmadora, TV, quadro giz, etc. Dessas mídias a mais utilizada por mim é o quadro giz, que utilizo todos os dias de aula, mas procuro realizar uma parceria com as demais mídias existentes.
Em minha unidade escolar utilizamos das tecnologias disponíveis para construção de uma rádio escola, onde trabalhamos com projetos de aprendizagem, seja na divulgação ou na produção do conhecimento, onde alunos e professores e também a comunidade local se interagem nessa produção.
Já trabalhei algumas vezes com histórias em quadrinhos sim. O trabalho foi realizado com conteúdos de História, visando maior compreensão do conteúdo trabalhado. Utilizei recursos diferentes: o caderno, o progama do Power Point, Paint e Micorsoft Word. Tive resultados positivos. Algumos alunos se sobressaem na produção de desenhos, fala...mas, na sua maioria, demonstraram interesse pela atividade.
Há, estava me esquecendo do blog da escola, que estamos produzindo agora...rsrs...que é uma mídia muito ulizada e importante na divulgação do nosso trabalho.
Atividade 2 Módulo 5
Veja a história das mídias e tecnologias, mídias e tecnologias são diferentes, pois mídias são todos os meios de comunicação utilizados e tecnologias são as técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas... leia o pequeno trecho e se interessar acesse o link que está no final do texto:
• História da Tecnologia Educativa
• História Tecnologia Interativa Anos 40: disciplina acadêmica de tecnologia educativa surge nos EUA, com cursos para especialistas militares apoiados em instrumentos audiovisuais. A utilização dos meios audiovisuais com uma finalidade formativa constitui o primeiro campo específico da tecnologia educativa.
• História Tecnologia Interativa Anos 50: psicologia da aprendizagem vai sendo incorporada no currículo dos programas de tecnologia educacional. Criação de novos paradigmas de aprendizagem que influenciam enormemente no desenvolvimento da tecnologia educacional como disciplina.
http://www.slideshare.net/eliseoreategui/aula1-mdias-e-tecnologias-digitais
Minha escola além do livro didático conta com: LIE contendo 23 máquinas, sala de línguas com televisão e vídeo, temos filmadora, retroprojetor, epscópio, rádio escola, som( no momento sem funcionar regularmente, máquina digital, quadro giz, quadro branco, etc. de todas as que mais utilizo são o computador, quadro branco e q-giz.
Com relação a outras mídias na escola já tive o prazer de conhecer a rádio escola que era 10, mas infelizmente no momento está meio devagar, sem projeto, jornal temos o jornal mural que divulgamos as últimas e importantes informações.
Em relação a HQs já trabalhamos um curso com professores da regional uma seqüência didática com HQs. Inclusive já falei sobre isso em momentos anteriores. O link é:
http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html
Mídia e Tecnologia são duas ferramentas que estão interligadas no processo ensino-aprendizagem. Mídia se trata do meio de comunicação e tecnologia é a técnica utilizada, o método adotado para a transmissão do conhecimento proposto.Na nossa escola utilizamos várias mídias como: o quadro giz, retroprojetor, computador, data show, aparelho de som, TV/DVD, rádio, etc; em sala de aula utilizamos todas, mas é mais frequente o uso do texto impresso ora nos livros, em apostilas ou mesmo folhas avulsas com conteúdos condensados para uma breve introdução, daí parte-se para as pesquisas mais avançadas, muitas vezes na Internet, com uso do data show, slide...Temos também a rádio "Coração de Estudante" que faz a animação na hora do recreio, homenagem em datas comemorativas, felicita aniversariantes, dá boas vindas no início do ano letivo em muito mais.
Eu já trabalhei com as HQs em sala de aula, como midia utlizamos o papel(cartolina) e a tecnologia foi a encenação feita pelo grupo responsável.
Mídias como os colegas já disseram são, de uma forma genérica, os meios de comunicação e as tecnologias é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento.
Na nossa escola além dos livros didáticos, há o laboratório de informática com 10 computadores, 3 televisões com DVD, som , máquina digital, fitas cassetes da TV escola, retroprojetor, quadro giz e quadro branco, e além disso blogs relacionados a escola, como o meu, o blog de poesias e o blog informativo da escola.Eu procuro estar utilizando todas as midias existentes na escola,mas a que mais utilizo é a sala de informática e a câmera digital.
Uma das minhas melhores experiências com as mídias foi um projeto de poesias que ministrei com a professora Régia e executei a oficina de blog, foi uma muito bom e trouxe otimos resultados.
Ja fiz uma oficina na sala de aula utilizando o material do acelera que é muito bom,porém na nesta época minha escola possuia poucos recursos multimídias,mas ultimamente achei um site muito interessante de HQ e mostrei para os professores e eles utilizaram e foi um sucesso.O site tem a versão em português e inglês e além disso o professor de Arte pode utilizar também,trabalhando formas,cores, tipos de balões.
http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm
O que você entende por mídias e tecnologias? Há alguma diferença entre elas?
Mídia: são meios de comunicação que servem para o homem ampliar sua vida.
Tecnologia: são ferramentas e máquinas que auxiliam o homem a resolver, solucionar problemas do cotidiano.
Além do livro didático, quais são as mídias que dispõe a sua escola?
Na nossa escola além dos livros didáticos,temos computadores,tV,DVD, som , máquina digital, DVD da TV Escola, retroprojetor, quadro giz , blog da escola.
Qual delas você mais utiliza?
Eu como professora e dinamizadora procuro utilizar tds os recursos que a escola dispõe.
Você conhece outras experiências com outras mídias na escola? (rádio, jornal, fotografia), etc?
Você já havia trabalhado com HQ (história em quadrinhos) em sala de aula? Se trabalhou, que procedimentos metodológicos e recursos(tecnologias).
Sim já presenciei vários trabalhos na escola e também já trabalhei com HQs,
Primeiramente trabalhei com os alunos o que é uma hQs, quais as linguagens empregadas e depois fizemos uma HQs, foi um experiência muito boa.
Entendo que mídias são todas as formas de comunicação existentes sendo por meios audiovisuais ou por meio de leituras em papel impresso.Tecnologias para mim é a técnica utilizada para construir algo ou objeto que vá levar uma melhor oportunidade de eficiência para o uso de objetos(eletroeletrônicos) e comunicação.Minha escola, posso falar com bastante orgulho, dispõe de todas as mídias mais utilizadas no momento: TV, DVD, Internet, Rádio Escola, blog da escola, retroprojetor, episcópio, câmaras digital e filmadora, dentre outros. A que mais utilizo é a internet e TV/DVD.No trabalho com as HQs, a experiência que já tive foi somente em sala de aula utilizando papel, lápis e outros.Após a oficina do curso sobre, com certeza irei trabalha HQs agora com os recursos midiáticos usando as ferramentas tecnológicas existentes na minha escola.
Olá Colegas!!!
Quantos questionamentos importantes! Muito bom, nos faz refletir sobre a nossa prática!
Tanto se tem falado e debatido sobre Mídia e Tecnologia que as vezes fica difícil diferenciar uma da outra, acredito que é impossível desassociá-las!
Entendo que Mídias é o meio intermediário capaz de transmitir informações, mensagens que se faz pelo rádio, TV... e a tecnologia é o processo de criação do conhecimento é a técnica que se usa, por isso se formos enumerar essas diferenças podemos até nos perdemos! Penso que a tecnologia valoriza a articulação entre as novas formas do conhecimento através das mídias.
Na escola que estou atuando, além dos livros didáticos conta com diversos artefatos midiáticos, além de um laboratório de informática, TV/vídeo, filmadora retroprojetor, máquina digital, sem mencionar a as que utilizamos no dia a dia que são também tecnologias indispensáveis na escola como o quadro/giz.
Já li e ouvi muitos relatos de experiências com outras mídias, mas ainda não vivenciei nenhuma.
Quanto a trabalhar com HQs, já realizei um trabalho na sala de aula ( 4º ano) envolvendo todas as disciplinas , montamos um livrinho de histórias em quadrinho sobre os contos populares, com recorte, colagem e desenho dos balões, foi um trabalho que toda a turma se envolveu dedicou e ficou muito bom, deixei o livrinho na biblioteca da escola, esse trabalho foi realizado em 2006 a escola não oferecia artefatos tecnológicos modernos.
Tecnologias são as ferramentas ou os meios utilizados para a produção das mídias e estas sim, são nos dias atuais, extremamente nacessárias para uma aprendizagem de qualidade. Não consigo mais imaginar a transmissão de um conteúdo ou tema sem o uso de nenhuma mídia. Como diz o texto, para a escola passar a ser mais praserosa precisamos estar atentos ao que os jovens gostam e fazer uso desses meios para dinamizar nossas aulas.Gosto muito de usar pesquisa na internet e filmes em minhas aulas. Só não uso mais o filme pela dificuldade de encontrar bons filmes nas locadoras da minha cidade. Além é claro do livro didático, músicas e textos variados. As histórias em quadrinhos, só usei uma vez e foi construída no papel. Mas logo farei uma experiência com essa mídia. Também utilizamos muito a Rádio Pátio da escola para divulgação e realização de projetos e a fotografia é uma constante em todas as atividades realizadas, pois com elas montamos slides e pequenos vídeos para divulgar os trabalhos realizados.
Observo que mídias são os meios e tecnologias são os materiais, ambos imprescindíveis na educação hoje. Em relação a elas minha escola é bem servida: temos computadores, datashow, filmadora, câmera digital, retroprogetor, tv, vídeo, dvd, assinatura de O popular, livro didático e paradidatico, etc. Já havia trabalho HQ sim, mas ainda não tinha feito o curso "Dinamizando com Competencia" e não sabia como inserir a tecnologia nelas, então usei os gibis mesmo, e foi muito bacana, eles interagiram e depois fizeram um gibi em grupo, usamos papel oficio, lápis, algumas gravuras, etc.
As midias e as tecnologias sao meios de comunicação.
Mídia significa de forma genérica, todos os meios de comunicação, ou seja, os veículos que são utilizados para a divulgação de conteúdos de publicidade e de propaganda.Tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Na minha escola utilizamos muito a internet pois o campo de pesquisa e imenso. Na minha escola alem da inernet, do dvd e da tv nao temos mais nehum meio de comunicação.
De acordo com o que estudamos no módulo 5 o termo mídia designa, de forma genérica, todos os meios de comunicação, ou seja, os veículos que são utilizados para a divulgação de conteúdos de publicidade e de propaganda. Já Tecnologia é m termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Mídias e tecnologias são diferentes, pois mídias são todos os meios de comunicação utilizados e tecnologias são as técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas. Na nossa escola utilizamos várias mídias como: o quadro giz, retroprojetor, computador, data show, aparelho de som, TV/DVD, rádio, na sala de aula utilizamos todas, mas é mais frequente o uso do texto impresso ora nos livros, em apostilas ou mesmo folhas avulsas com conteúdos condensados para uma breve introdução, daí parte-se para as pesquisas mais avançadas, muitas vezes na Internet, com uso do data show e slides. Sim já participei de outras experiências com mídias no nosso colégio, como em uma Feira de Ciências que realizamos montamos uma rádio escolar que divulgava os trabalhos realizados. Outro fato interessante foi um trabalho com fotos no dia da Consciência Negra, no qual saímos na nossa cidade e fotografamos alguns “negros” e confeccionamos um mural, ficou muito legal o trabalho, pois envolvemos a comunidade. Também já trabalhei com histórias em quadrinhos na disciplina de Português para incentivar a leitura e a criatividade dos alunos. Utilizei uma HQ da Turma da Mônica, fiz xérox para os alunos e pedi para que fossem identificando e corrigindo os erros do personagem Cebolinha e em seguida pedi aos alunos que elaborassem a sua própria HQ, foi uma experiência muito divertida.
Mídia é o nome usado para designar o local onde se armazenam dados, imagens, sons, vídeos. Podem ser: Disquetes, CDs, DVDs, ZIPs, Cartões de memória. A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Mídia e Tecnologia são duas ferramentas que estão interligadas no processo ensino-aprendizagem. Mídia se trata do meio de comunicação e tecnologia é a técnica utilizada, uma é complementação da outra. Minha escola dispõe de computador, retropojetor, TV, video cassete, DVD, datashow, todas as midias que a escola dispõe utilizo algumas com mais frequencia que outras é claro depende muito do conteudo a ser trabalhado em sala de aula, computador, datashow, DVD, TV. Sim conheço, e utlizo. Sim já trabalhei com HQ no contexto escolar, jornal, computador, folha, lápis e dvd´s.
Mídia é o nome usado para designar o local onde se armazenam dados, imagens, sons, vídeos. Podem ser: Disquetes, CDs, DVDs, ZIPs, Cartões de memória. A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Mídia e Tecnologia são duas ferramentas que estão interligadas no processo ensino-aprendizagem. Mídia se trata do meio de comunicação e tecnologia é a técnica utilizada, uma é complementação da outra. Minha escola dispõe de computador, retropojetor, TV, video cassete, DVD, datashow, todas as midias que a escola dispõe utilizo algumas com mais frequencia que outras é claro depende muito do conteudo a ser trabalhado em sala de aula, computador, datashow, DVD, TV. Sim conheço, e utlizo. Sim já trabalhei com HQ no contexto escolar, jornal, computador, folha, lápis e dvd´s.
Distinguir midias de tecnologias é uma tarefa ardua. Atualmente, os dois termos tem sido usados como sinonimos. Todavia, sabe-se que são diferentes quanto ao seu significado. Parafraseando as idéias do colega João, a diferença mais clara entre os termos são:“mídias são todos os meios de comunicação utilizados e tecnologias são as técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas...”. Diante desta concepção, toda mídia necessita de uma tecnologia para servir como linguagem. Todavia, nem toda tecnologia é uma mídia. Na minha escola temos algumas "tecnologias midiaticas": computador, datashow, tv, dvd, som, maquina digital fotografica, caixa amplificadora, microfones, filmadora, quadro-giz, entre o utros. O grande problema é o pouco uso deste enquanto meio de comunicação, ou seja, enquanto midia. A escola, conforme o autor do texto lido, não seduz com os meios que possuem. A linguagem escolar, as iconografias, os simbolismos, as representaçoes sao diferentes do mundo real das crianças, jovens e adultos. A escola "chata", como os proprios alunos afirmam, serve apenas para emitir diplomas e não os educa para atender este mundo cada vez mais midiatico. Os alunos (re)conhecem cada vez mais o uso tecnico das midias, porem nao as usa como meio formador critico e social, ja que a mediação ainda deixa a desejar.
O meio mais utilizado por mim em minhas aulas é o datashow. Gosto de trabalhar usando a decodificação de imagens, pois elas nos permite incentivar e avaliar a criatividade dos alunos, uma vez que cada imagem carrega em si varias representaçoes, apresentadas de acordo com a subjetividade de cada aluno e seu nivel de ensino-aprendizado. Já trabalhei com as HQs em sala de aula. O tema foi o uso da virgula. Cada aluno desenvolveu os seus personagens, baloes e falas ressaltando normas e usos adequados da virgula nos textos. Esse trabalho foi desenvolvido dentro da disciplina de Geografia, a qual trabalhava no momento, em consonancia com a professora de portugues, em Goiania. Percemos uma mudança clara na estruturação dos textos a partir de então. Para este ano de trabalho, ja tenho alguns planejamentos incluindo as HQs, espero que tenha bons exitos também.
Atividade 2 módulo5
Mídias e Tecnologias são diferentes , pois mídias são todos os meios de comunicação utilizados, sendo por meios audivisuais ou por meio de leituras em papel impresso, enquanto que tecnologias são as tecnicas, conhecimentos ,métodos, materiais, ferramentas e processos uzados para realizar alguma atividades, seja ela de comunicação ou produção.
Minha escola além do livro didático conta com: Laboratório de informática, Laboratório de ciências, internet, TV,vídeo,
retroprojetor,assinatura do popular,som, máquina digital,( quadro branco no laboratório, no momento sem funcionar direito epscópio, etc.)
De todas as que mais utilizo é Internet e textos impressos.
Quanto as HQs , o ano passado eu
criei um pequeno gibi em Português com os alunos no laboratório usando o power point,os alunos adoraram usar o computador, agora que vi todos os recursos que a internet me oferece percebi que poderia ter explorado bem mais os recursos que tínhamos em mão,
porém nunca é tarde para aprender o próximo explorarei bem mais os recursos que temos,tornando mais ricas minhas atividades de produção.
A partir do que discutimos ao longo do módulo 5,é perceptível a diferença entre mídia e tecnologia. Mídias são todos os meios de comunicação utilizados, enquanto que tecnologias são as técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para realizar alguma atividades, seja ela de comunicação ou produção.
Minha escola possui uma variedade de mídias, computador, vídeo, retroprojetor, som, máquina digital, TV, quadro giz. As mídias a mais utilizada por mim é o quadro giz,livro didático e o computador que utilizo todos os dias de aula, mas procuro realizar uma parceria com as demais mídias existentes. O curso Dinamizando com Competência abriu novas oportunidades de trabalhar com mídias na sala de aula, pois, mim deu o suporte teórico que precisava. já utlizei HQ, fotografias em atividades de Lingua Portuguesa que teve resultado satisfatório.
Professora Cecília, eu sou a professora Zélia Maria de Itapuranga, devido as dificuldades que estava enfrentando pensei até em desistir do curso e joguei o papel com o endereço e senha do gmail fora, depois fiquei arrependida e decidi terminar o curso fiz todas as atividades, inclusive a avaliação final, só que tive que criar um novo blog e não consegui no gmail, então criei com o endereço zeliawkj@hotmail.com e consegui realizar todas as tarefas, mas preciso que vc troque o outro blog por esse, pois as atividades está nele. obrigado, qualquer novidade, mim avise.
Conforme nossas discussões no último encontro presencial, e através de pesquisas na internet, pude concluir que "mídias" são os meios de comunicação, que inclui diferentes veículos, tais como: jornal, rádio, televisão, cinema, outdoor, página impressa, propaganda, anúncios em sites da Internet, etc.
Já "Tecnologia" é o termo que envolve o conhecimento técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais criados a partir de tais conhecimentos.
A escola onde sou lotada dispõe de várias mídias para favorecer a aprendizagem dos alunos, tais como: quadro giz, TV, DVD, aparelho de som, câmera fotográfica digital, datashow, rádio escola, computadores com acesso à internet, jornal da escola e, ainda em fase de construção, o blog da escola.
Em minhas aulas utilizo bastante o aparelho de TV com DVD e o datashow, além do quadro giz.
Entretanto, a rádio escola é utilizada todos os dias em nossa escola, com a participação de alunos e professores nos momentos de oração inicial, divulgação de avisos e animações dos recreios. Os professores também utilizam bastante o laboratório de informática em suas aulas.
Eu já havia trabalhado com HQ em minhas aulas de Língua Portuguesa nas turmas de 6º e 7º ano. Porém, só utilizamos como recursos as explicações do livro didático e xerox de exemplos de HQ extraídos da internet.
De agora em diante, com novos conhecimentos dobre HQ, concerteza terei mais opções de recursos para trabalhar com HQ em sala de aula.
Mídias e Tecnologias são duas ferramentas distintas, mas que estão interligadas, pois mídias são os meios de comunicação, como a TV, o rádio, o jornal, o computador, o papel etc, e a tecnologia é o que utilizamos nas mídias para transmitir o conhecimento, ou seja, é a técnica usada como um filme, uma música, um texto etc.
Mídia é o nome usado para projetar o local onde se armazenam dados, imagens, sons, vídeos, que possam ser utilizados pelos meios de comunicação. Mídias e tecnologias são diferentes, pois mídias são todos os meios de comunicação utilizados e tecnologias são as técnicas, conhecimentos, métodos, materiais e ferramentas de trabalhos.
atividade 2 do Módulo V
Num mundo globalizado, as mídias contribuem tanto para a aproximação de extremos quanto para a exclusão de determinados grupos,reforçando ainda mais as desigualdades sociais.Mas Mídia e tecnologia são duas ferramentas essenciais nos dias de hoje, pois na maioria de nossas escolas utilizam essas ferramentas para facilitar o trabalho,temos TV,Rádio,fotografia, Internet, celular, revista, jornal, cd, DVD...e isso só enriquece as aulas, ajudando na aprendizagem do aluno. Na era da tecnologia, uma infinidade de mídias, especialmente as que visam à
comunicação em massa, fazem parte da vida das pessoas como se fosse algo indissociável delas próprias.
Atividade 1 do Módulo V
Plano de aula – 7º ano do Ensino Fundamental
Objetivos
Geral: Identificar a representação da fala dentro do gênero HQs (Histórias em Quadrinhos).
- Introduzir o tema sobre a deficiência ou necessidade especial, neste caso a fala (auditiva).
Especifico: - Trabalhar o gênero HQs
- identificar as diversas formas da fala por meio dos balões (pensamento, fala, etc (Balão de pensamento, Balão uníssono, Balão de cochicho, Balão de grito, Balão de indicador e Balão duplo)
- Entender a importância da inclusão dos portadores de deficiência auditiva na sociedade.
- Reescrever o texto trabalhado HQS do discurso direto para o indireto.
Procedimento Didático- fazer a leitura individualmente do texto (Humberto em Aprendendo a falar com as mãos!)
- os alunos levantaram os diferentes tipos de balões apresentados na HQ lido. Levantar os outros que conhecem e aplicar em um texto que devera ser formulado por cada aluno em classe.
- reescrever no quadro o discurso direto e discurso indireto
- apresentar a lei que garante a inclusão dos portadores de deficiência nas escolas.
- debater a acessibilidade dos deficientes dentro das escolas e na sociedade.
- levantar os problemas enfrentados pelos deficientes auditivos.
- realizar um debate sobre as deficiências auditivas e linguagem de sinal.
Avaliação- leitura da HQ
- reescrita do texto HQ do discurso direto para o indireto
- participação (debate) e produção de um texto (os alunos deverão ler o texto trabalhado em sala em seguida deverão criar um outro texto tendo como base às questões levantadas no debate, para isso é importante que o professor anote no quadro as questões mais importantes abordadas no debate pelos alunos).
ATIVIDADE 2 DO MÓDULO 5
Essa atividade 2 do módulo 5, fazer uma análise de mídias com tecnologia, é muito interessante, e nos faz refletir voltando um pouco no tempo, quando do início dessa evolução tecnonólogica, como a disciplinma "MECANOGRAFIA E PROCESSAMENTO DE DADOS", quando era abordade a informática nos termos: A CIÊNCIA - que é a pesquisa, o estudo, a descoberta , a criação, a invenção;
TECNOLOGIA - conhecimentos científicos que trata da técnica em geral, com os subsídios ca Cibernética, que constroi os aparelhos e máquinas sob o domínio
da eletrônica. Também aborda o termo HEURÍSTICA - que é a ciência
que nos ensina a pensar em busca da verdade para a solução dos problemas. Aliás, ví num capítulo
final de uma novela, uma frase linda só não vi o autor, "É na experiência da vida que o homem
evolui".
Com essas referências se traduz hoje MÍDIAS E TECNOLOGIAS, que elas
são simplesmente cúmplices.
A nossa escola felizmente é bem equuipada com sala de vídeo, com vídeo cassete, DVD, data show, retro projetor, TV escola, Laboratório de Línguas, Laboratório de Ciências, assinatura
de um bom jornal, de revistas.
A utilização dos recursos é relativo, porque a cada atividade especificamente se usa um equipamento ou uma tecnologia.
Creio ser desnecessário conceituar diferenças entre mídias e tecnologias pois isso já ficou claro para todos nós, e creio que nossa escola tem utilizado bastante tanto midias como tecnologia.Em minha Unidade Escolar além de um biblioteca até bem diversificada, temos um laboratório de informática com 23 computadores , 1 impressora e 1 scaneadora, temos também 04TVs, 03DVDs, 01 mesa de som com caixas amplificadoras,02 microfones,01 DataShow, 01 retroprojetor, 01 som portátil, e na secretaria da escola temos 04 computadores e 04 impressoras.Tenho percebido que após a montagem do lie e a ministraçaõ do curso Uso Integrado das Tics, a utilização de todas essas ferramentas se tornou mais frequente, viabilizando assim a produção de jornal, histórias em quadrinhos, sarau de poesias e outras atividades... o que melhorou muito na interação pais e unidade escolar
Mídia e Tecnologia são duas ferramentas que estão interligadas no processo ensino-aprendizagem. Mídia se trata do meio de comunicação em que utilizamos para conhecer as mnchetes importantes da atualidade,o quadro giz, retroprojetor, computador, data show, aparelho de som, TV/DVD, rádio, etc;
e tecnologia é a técnica utilizada são as tecnicas, conhecimentos, metodos, materiais ferramentasara favorecer e resolver problemas e soluçõees dos mesmos.
Atividade 2 - Módulo 5
Concordando com as palavras da colega Mirne-Gleyde “Distinguir mídias de tecnologias é uma tarefa árdua. Atualmente, os dois termos têm sido usados como sinônimos”. E em consonância com Jesús Martín Barbero: “Percebe-se que na procura pela audiência imediata, os meios de comunicação desenvolvem estratégias e fórmulas de sedução mais e mais
aperfeiçoadas (...)”. Nesse sentido a Internet surgiu como o meio de comunicação mais promissor dos últimos tempos. E por ser a mídia, mais aberta, descentralizada e “de livre/fácil acesso”, ela se torna também perigosa, pois, dependendo da maneira que for usada, pode causar sérios danos. Na educação, ela serve de grande apoio ao processo ensino-aprendizagem, pois tanto professores como alunos podem interagir entre si ou com outras pessoas de maneira mais atrativa e agradável, visto que as tecnologias aumentam a motivação dos alunos, fazendo com que tenham mais interesse em aprender, pois, com e através delas podem manter contato com pessoas das mais diversas partes do mundo, podem divulgar seus trabalhos; o que passa a ser mais um estímulo para participar, conhecer, familiarizar-se e usar as principais ferramentas, motivando-os pela novidade e pelas inúmeras possibilidades de pesquisa. Nas escolas em que estou trabalhando este ano, Maria Bárbara e Euclides, temos, entre outros: computadores, Data show, TV, DVD, som, máquina digital fotográfica, caixa amplificadora, microfones, filmadora. O que se faz necessário é o que Jesús expõe em seu texto “compreender e incorporar mais as novas linguagens, desvendar (...) manipulações”. Assim se torna urgente que o professor tenha mais e mais clareza nas intenções dos projetos, incorporando as novas tecnologias como fator importante nesses dias hodiernos para o ensino e a aprendizagem, pois aguça a curiosidade dos alunos e cria desafios. Mas é necessário também, fornecer sugestões de ações para o encaminhamento/desenvolvimento/execução dos projetos, haja vista que isso, evita que desanimem diante das dificuldades. Com uma interação bem sucedida das tecnologias na educação, com certeza, aumenta o conhecimento quando está inserida num contexto do processo ensino-aprendiagem.
Avenir Gomes da Silva
Como disseram os colegas João e Mirne-Gleide, mídias e tecnologias possuem uma diferença: "mídias são todos os meios de comunicação utilizados e tecnologias são as técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas...". Minha escola dispõe de computador, datashow, tv, dvd, som, maquina digital fotografica, caixa amplificadora, microfone, retroprojetor, telão, e agora estaremos comprando um notebook para uso do datashow. Utilizo todas, já que estou atuando como coordenadora pedagógica e professora. Conheci um trabalho muito bom com a rádio escola,porém já solicitamos à SEE os equipamentos para montagem, mas nunca obtivemos resposta. Infelizmente ainda não havia trabalhado com as HQs em sala de aula, mas, após esse curso, com certeza passarei a utilizá-las, já que são um excelente recurso didático-pedagógico
Olá colegas, estive lendo as postagans aqui relatadas, e minha escola não é diferente das demais, temos várias mídias, nas quais todas são bem utilizadas.
Utilizo várias delas, começando pelo quadro giz, computador, internet, vídeoprojetor, e assim vão surgindo as necessidades e vamos utilizando.
Já trabalhei HQ em sala de aula, quando trabalhei a primeira vez, produzimos uma revistinha, apresentamos na escola, foi muito bom. Não tínhamos ainda tantas mídias na escola, mas mesmo assim pude observar que foi um trabalho muito rico e interessante. Ainda continuo trabalhando HQ, os alunos tem grande participação, uso as mídia que temos, além do quadro giz, utilizo o laboratóro com os vários programas disponíveis, os alunos além de aprenderem, me surpreendem bastante com os resultados que apresentam, que são muito bons.
Postar um comentário